Estratégia mental para Maratona

dica do treinador Marcos 4Para correr uma maratona é preciso mais que o treinamento físico é importante o suporte mental e, portanto, uma preparação emocional para percorrer os 42, quilômetros. A estratégia mental para a maratona deve levar em conta seus objetivos pessoais, suas capacidades físicas reais e suas necessidades. O primeiro passo é determinar seu objetivo, Por que estou correndo uma maratona e o que quero com ela? Responder a estas duas perguntas é fundamental, porque certamente elas passarão pela sua cabeça, antes ou durante a prova, e se seu objetivo estiver claro, não haverá nada que o faça parar ou desistir.

webrun ivanildo3

Veja algumas dicas para cada momento da prova

Km 1,6 – Km 16
Os primeiros quilômetros da maratona passam voando e o melhor desafio deste início não é correr rápido e sim aproveitar as sensações boas e se preparar para o que vem pela frente. Monitore seu ritmo de passada, bem como sua respiração e batimentos cardíacos dentro do que planejou previamente. É hora de pensar como está forte e preparado para esta prova, não deixe surgir pensamentos negativos e nem se afobe porque ainda tem muito chão pela frente.

Km 17 – Km 24
Neste ponto você deve começar a estabelecer seu ritmo e encontrar pessoas no mesmo ritmo, o objetivo neste momento é manter um ritmo consistente, portanto, cuide de sua prova a referência deve ser você, seu corpo, sua respiração e o quanto você se sente confortável. Agora não é o momento de buscar a referência no outro e quebrar todo seu planejamento pessoal de prova.

Km 26 – Km 32
Para muitos corredores as dores e o desconforto começam aqui, os músculos começam a ficar tensos e os pensamentos negativos começam a invadir sua mente. Nesta parte da corrida a melhor estratégia é a concentração em cada quilômetro atravessado, no tempo percorrido, no objetivo pessoal de estar ali, crie pensamentos positivos para sacar na hora em que um negativo aparecer, pode ser uma lembrança de um treino prazeroso. Para sentir-se mais confiante lembre-se dos quilômetros que já superou e para não cair na monotonia, divida os quilômetros que virão em pequenas metas, e a cada quilômetro atravessado se auto incentive (Muito bom!, é isso aí!…).

Km 33,5 – Km 37
Este bloco talvez seja o mais crítico, nestes quilômetros que muitos corredores “quebram”. Nesta etapa não se deve pensar na chegada, no fim da maratona, ao invés disso pense no quilômetro que está atravessando e no próximo que está chegando, pense no que está acontecendo ao seu redor, tire energia dos torcedores e monitore suas sensações. Não se deixe desanimar, busque estratégias para se energizar, jogue água nas pernas, cabeça, coma e beba alguma coisa, e imagine a energia que o alimento e a água trazem para seu corpo. Pense em algo que te motive, uma música, um fato. E lembre-se de sua meta imediata, superar o quilômetro que está a seguir.

Km 38,5
Novamente concentre-se no quilômetro que está percorrendo, passada-a-passada, até superá-lo. Como no último bloco, utilize estratégias para manter-se alerta e concentrado na prova, mesmo se não tiver sede, pegue água nos postos de abastecimento, molhe sua boca e jogue um pouco de água no corpo. Fale com alguém, agradeça um torcedor ou voluntário ou encoraje outro atleta que parou de correr. Tire prazer do fato de estar correndo em plena maratona, este é um lugar especial, você é especial por estar lá e só tem algumas horas para curtir tudo isso. Continue correndo, cada passada te leva mais próximo do 24, alcance o 24.

Km 40 – Km 42,195
Ok, você já chegou até o quilômetro 40?, agora é a hora da farra!! Deixe a torcida te carregar, pense nos meses de treinamento e o quanto merece este resultado. Se a passada dói, tire prazer disso, deixe as emoções fluírem. Já dá para avistar a linha de chegada, você conseguiu! Deixe-se levar pelo som, pela energia e pela cena da chegada. Continue andando após a linha, a medalha te espera!

Texto adaptado por Carla di Pierro – Psicóloga do Esporte

Anúncios

~ por dynafit em outubro 3, 2013.

Uma resposta to “Estratégia mental para Maratona”

  1. a minha me espera!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: